Precisa tirar a sua empresa do vermelho? Veja 3 dicas para uma melhor saúde financeira

3 minutos para ler

Para tirar as contas da sua empresa do vermelho é preciso ter disciplina, planejamento e conhecimento sobre o seu negócio e o mercado. Redução de custos é a chave, mas não é o único passo a ser seguido rumo à liquidez de caixa.

Apesar disso, é nos momentos de crise que as empresas crescem. Usar o seu dinheiro com sabedoria, cortar gastos desnecessários e tomar decisões bem informadas sobre os rumos do mercado são as melhores opções para quem busca levar os negócios para o azul, principalmente depois da maratona de impostos e gastos que acontecem no começo do ano.

A Trust sabe da importância da liquidez financeira para micro, pequenas e médias empresas. Por isso, listamos três dicas essenciais para os empreendedores que querem sair do vermelho sem sacrificar o plano de negócios e os projetos para o futuro. Anote!

Renegocie suas dívidas

O primeiro passo para a saúde financeira da empresa que está no vermelho é tentar renegociar as dívidas. Converse com os seus fornecedores, tente reestabelecer prazos e conseguir descontos mediante uma entrada no ato da compra. Fornecedores parceiros tendem a ser mais compreensíveis que os bancos. Por isso, foque na relação direta antes de pedir dinheiro emprestado no mercado.

Analise possíveis cortes

Estude os custos fixos da empresa e entenda quais deles podem ser cortados ou diminuídos para aumentar sua liquidez. Aluguel, gastos com internet e serviços terceirizados podem ser revistos. Além disso, contratos podem ser renegociados para comportar a nova realidade do seu negócio. Escolha fornecedores que apresentem o melhor custo-benefício e reduza o investimento nos produtos com performance pior, repassando o dinheiro para os produtos e serviços que mais dão retorno.

Para organizar melhor os gastos da sua empresa e o seu fluxo de caixa, use a conta de pagamento digital da Trust. Com ela, você tem mais controle sobre os seus pagamentos, tudo em uma plataforma feita sob medida para você.

Separe as despesas pessoais das empresariais

Pode parecer óbvio, mas usar dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais (e vice-versa) é um dos erros mais comuns que os empreendedores iniciantes cometem. Faça planilhas separadas para os gastos da empresa e para os gastos pessoais. Assim, fica mais fácil definir onde os cortes no orçamento pessoal são possíveis, deixando o dinheiro da empresa disponível para investimentos no próprio negócio.  Aproveite para seguir nossas dicas de sucesso para empreendedores iniciantes.  

Se precisar de um empréstimo empresarial, fale com a Trust. Aqui você tem taxas mais competitivas e atendimento personalizado, com aprovação em até duas horas. Faça sua simulação!

Quer saber mais? Fique ligado em nosso blog e também em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe um comentário