Passo a passo para administrar melhor o fluxo de caixa da sua empresa

3 minutos para ler

Fluxo de caixa é um monitoramento detalhado da movimentação de capital de uma empresa durante determinado período de tempo. Ele é uma poderosa ferramenta de gestão que serve para administrar as despesas e receitas do seu negócio, servindo tanto para acompanhar o balanço em tempo real como para alinhar as operações diárias ao plano de negócios global da sua empresa.

Com um fluxo de caixa eficiente, você pode fazer planos mais precisos para a sua empresa. Essa é a melhor maneira de fazer o seu negócio crescer. Mas, para isso, é preciso seguir alguns passos básicos.

Diferencie despesas de receitas e identifique as movimentações

Não importa o tamanho da sua empresa, o primeiro passo é sempre ter um balanço preciso. Mas não basta identificar gastos e ganhos. Use categorias para indicar a origem de cada despesa e de cada receita. Assim, você evita o desperdício de dinheiro, conhecendo suas necessidades e agindo diretamente onde estão as maiores dificuldades. Essa categorização também ajuda na hora de aumentar ou cortar investimentos para a sua empresa. Alinhe o balanço ao seu plano de negócios e não cometa erros comuns de muitos investidores!

Faça planos a curto e longo prazo

Usando um fluxo de caixa bem organizado, é possível fazer projeções de receitas e despesas ao longo do ano, avaliando diferentes cenários do mercado e se preparando contra possíveis adversidades. Entendendo essas oscilações, você poderá traçar planos mensais, alinhando-os ao projeto anual do seu negócio. Essa é a melhor maneira de se proteger contra gastos inesperados e de reorganizar os projetos que não funcionaram como o esperado.

Aproveite os descontos

Saber negociar com os fornecedores é vital! Se o preço da mercadoria for muito mais competitivo à vista, estude a possibilidade de fazer um empréstimo ou uma antecipação de duplicatas. Com mais dinheiro em caixa, você aproveita os melhores preços do mercado e economiza nas despesas a prazo.

Seja realista

O fluxo de caixa vai te ajudar, também, a encarar a situação da sua empresa de um ponto de vista mais realista, de forma embasada e inteligente. Com ele, você entende qual é a hora de renegociar contratos, cobrar mais por seus produtos e serviços, focar os investimentos no que mais gera retorno e quando é o momento de interromper o investimento em uma área da sua empresa.

Mantenha a disciplina

Não adianta montar um fluxo de caixa completíssimo se ele não for atualizado periodicamente. Se possível, faça essa atualização diariamente. Quanto mais preciso você for, mais vantagens vai obter com a visualização dessas informações. Mantenha o fluxo de caixa alinhado ao seu plano de negócios e colha os benefícios.

Quer saber mais? Fique ligado em nosso blog e também em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe um comentário