Meio de pagamento e condições de pagamento: entenda a diferença

6 minutos para ler

Conduzir um negócio não é uma tarefa fácil. É fundamental contar com os conhecimentos certos para dirigir as atividades da empresa com sucesso. Uma questão que gera dúvidas em muitos gestores de companhias é a diferença entre meios de pagamento e condições de pagamento. Apesar de serem conceitos muito associados, eles são bem diferentes e não podem ser confundidos.

Saber distinguir cada uma dessas expressões vai te ajudar com as atividades na organização, facilitando a rotina e te dando as ideias certas para não errar nas decisões. Preparamos este post especial, mostrando essa diferença e também uma série de outras informações associadas ao tema para que você tenha mais facilidade na sua corporação.

Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto!

O que são os meios de pagamento?

Meios de pagamento são os métodos utilizados para o fechamento da venda, é o recurso usado para a efetivação da troca financeira. Pode ser o cartão de crédito ou débito, cheque (apesar de estar entrando em desuso), dinheiro e boleto bancário, por exemplo. 

Os meios de pagamento podem ser divididos em alguns tipos. Vamos mostrar adiante quais são eles. Veja.

Informar quais são os agentes envolvidos “Adquirente, subadquirente, gateway, conciliador e antifraude

Meio de pagamento adquirente

Quando uma compra de cartão de crédito ou débito é realizada, há uma empresa que realiza o repasse do dinheiro para o lojista em até 30 dias úteis. Essa organização é a adquirente. Nessa transação, há uma comunicação entre a adquirente, a bandeira do cartão e o banco emissor. Um gateway, que nós vamos explicar a seguir, só funciona se houver comunicação com uma adquirente.

Meio de pagamento subadquirente

A subadquirente também está envolvida na transação realizada com cartão. Ela faz a intermediação entre os agentes envolvidos na compra (lojista, cliente, adquirente, gateway), sendo um serviço de proteção contra fraude e que promove a segurança de dados.

Gateway de pagamento

O gateway é o meio de pagamento que efetiva a compra, sendo aquele que faz o fechamento da conta (checkout) com o valor. Ele realiza esse processo com os cartões de crédito e débito, boletos e com as subadquirentes.

Além disso, também efetiva o tráfego necessário para fechamento de conta entre o lojista e a adquirente de forma segura, preservando as informações ao mantê-las criptografadas e confidenciais. Essa é uma forma de pagamento que demanda um pouco mais de investimentos, porque o gateway pede, juntamente, a contratação de serviço antifraude e de conciliador de recebíveis.

Acrescentamos também que o conciliador é um software que realiza o controle das taxas cobradas pelas empresas operadoras nos valores de antecipação de recebimento e sobre as vendas. O sistema faz a comparação entre os dados do contrato e as tarifas descontadas durante a efetivação da compra, o que evita cobranças indevidas, que são um problema bem recorrente.

O que são as condições de pagamento?

As condições de pagamento são os regulamentos que devem ser seguidos para que a pessoa possa comprar em seu empreendimento. Por exemplo, em uma venda com parcelamento, a condição de pagamento demarcada na negociação é a de que o cliente vai pagar 4 parcelas mensais de R$200,00 sem juros. A operação foi realizada em cartão de crédito, que é o meio de pagamento. 

Podemos dizer que as condições de pagamento estão entrelaçadas ao tempo associado para a entrega do valor total. Se você comprou com boleto (meio de pagamento), tem até a data X para pagá-lo (o prazo é condição de pagamento).

Qual a diferença entre meios de pagamento e condições de pagamento?

Os meios e as condições estão diretamente associados. Meios de pagamento são o método utilizado para o fechamento da compra. As condições de pagamento são as definições estabelecidas na negociação para a realização da entrega do dinheiro, por exemplo, se é parcelado, quantas parcelas, se haverá entrada, se há juros, entre outras questões. 

É interessante você perceber também que as condições de pagamento estão relacionadas com o tempo para o fechamento da entrega do dinheiro, independentemente de qual via é aplicada para a conclusão da operação.

Qual a importância de oferecer diversos meios de pagamento e condições de pagamento para os clientes?

Ao oferecer diversos meios e condições de pagamento na sua empresa, você amplia as possibilidades de público do seu empreendimento. Muitas pessoas preferem realizar pagamentos com cartão ou boleto, evitando andar com dinheiro vivo. Além disso, o cartão é uma segurança contra a inadimplência. Se o cliente não paga, quem terá que arcar com a dívida é a bandeira.

Outra questão é que a falta de possibilidades variadas de meios e condições de pagamento pode levar à perda de vendas, além de causar uma imagem negativa para a sua companhia. Afinal, a falta de opções dá a impressão de que a companhia está pouco atualizada, desinformada e sem acompanhar as tendências do mercado.

Ter variedade de meios e condições de pagamento facilita a rotina da corporação e ajuda a ampliar as possibilidades do negócio. O resultado é mais dinamismo e facilidade no fluxo de trabalho.

Sua organização fica com uma imagem positiva, mostrando que acompanha as tendências do mercado. Ter diversas opções também te oferece mais segurança, já que caso um mecanismo falhe, outros podem ser aplicados para substituí-lo.

Os meios e as condições de pagamento são elementos importantes para as empresas, pois eles são as vias pelas quais as vendas acontecem. Os meios são métodos para fechar a compra e as condições são as regras para que o cliente possa efetuar a aquisição. Esses conceitos caminham juntos na operação comercial, contribuindo para o cotidiano do empreendimento e beneficiando as atividades comerciais.

Neste post, nós mostramos também os gateways de pagamento, o adquirente e o subadquirente, que são meios envolvidos na compra feita com cartão. Além disso, destacamos também a importância de variar os meios e condições de pagamento para agilizar a rotina da companhia, para criar uma boa imagem e para evitar a perda de vendas. 

E então? Gostou de aprender a diferença entre meios de pagamento e condições de pagamento? Aproveite e compartilhe sua opinião com a gente deixando o seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário