Saiba tudo sobre empréstimos para pequenas empresas

6 minutos para ler

Recentemente, testemunhamos a criação de novas linhas de empréstimos para pequenas empresas. A maior parte deles, de fato, proporciona taxas de juros mais atraentes e longos prazos para pagamento.

Apesar de tantos benefícios, você sabe identificar se, efetivamente, determinado crédito está adequado à realidade do seu negócio? Ou, ainda, consegue enxergar perfeitamente a necessidade de contar com esse tipo de serviço em sua empresa?

Exatamente sobre isso é o que vamos discorrer neste breve artigo. Acompanhe-nos nesta leitura e veja tudo o que você precisa saber antes de contratar um empréstimo.

Os motivos que levam às empresas a recorrerem a empréstimos

Vários são os motivos que levam a empresa a recorrer a um empréstimo. Geralmente, por mais que um negócio tenha uma boa saúde financeira, faturamento adequado à sua realidade e uma excelente flutuação de caixa, existem momentos em que será necessário recorrer a recursos externos para realizar algum investimento ou aproveitar oportunidades dentro do seu mercado.

Nesse sentido, podemos entender que contrair empréstimos para pequenas empresas é um processo extremamente normal e que faz parte do dia a dia dos empreendedores do Brasil e do mundo.

Além disso, pode existir a necessidade de obter esse tipo de recurso por meio de empréstimos para evitar prejuízos maiores causados por situações tributárias e, até mesmo, financeiras, como o pagamento de juros e multas decorrentes de outras operações.

Independentemente do motivo que leva uma empresa a recorrer ao empréstimo, os fundamentos que devem ser observados são a verificação da real necessidade do valor, bem como o nível de consciência do gestor ao contratar esse tipo de serviço.

A verificação da necessidade do valor

Com surgimento de novas linhas de crédito e empresas que realizam esse tipo de operação muitos empresários acabam sendo fisgados por oportunidades — que até podem ser interessantes em termos de prazos, juros e demais condições de pagamento — mas que aparecem em momentos em que o dinheiro não é necessário.

O mais interessante disso tudo é que quando esse tipo de oportunidade aparece, a “necessidade” surge como em um passe de mágica e o empresário se vê na obrigação de aproveitá-la antes que ela passe e não seja mais possível ter a mesma chance do futuro.

Pegar empréstimo sem uma verdadeira e real necessidade pode ser o primeiro passo para o inadimplemento com algum banco ou instituição financeira. Portanto, é necessário verificar se o seu negócio realmente precisa daquele recurso e, principalmente, gastar tempo para planejar o que será feito com o dinheiro levantado.

Os tipos de empréstimos para pequenas empresas

empréstimo para pequenas empresas

Você pegaria um táxi para ir do Rio de Janeiro até São Paulo? Obviamente, nenhuma pessoa em sã consciência faria uma coisa dessas, afinal, existem meios de transporte adequados para esse tipo de viagem.

Com os empréstimos bancários, o processo funciona de forma muito semelhante. Existem linhas específicas para determinados objetivos dentro de uma empresa. Por exemplo, o financiamento de faturas é uma modalidade utilizada para antecipar recebíveis do seu empreendimento.

Outro exemplo de modalidade diferenciada de empréstimo é o financiamento de veículos. Nesse caso, como existe um bem vinculado à operação, a taxa de juros pode ser consideravelmente menor. Assim, você jamais pegaria um empréstimo pessoal para comprar um carro, tendo em vista que existe uma modalidade específica para isso.

Uma das mais famosas modalidades de empréstimo que surgiu recentemente é o microcrédito. Nesse tipo, é fornecido ao empresário valores limitados para que o pagamento seja feito em poucos meses com o benefício de taxa de juros consideravelmente reduzidas, se comparados a outros regimes conhecidos e disponibilizados por bancos e instituições financeiras.

A contratação de empréstimos é um processo que demanda análise e decisão. Por isso, jamais recorra a ele sem avaliar com calma a real necessidade, verificar as opções disponíveis e planejar o que será feito com cada centavo levantado, bem como verificar os recursos disponíveis para o pagamento da quantia levantada.

O interessante é que você enxergue o empréstimo como uma prestação de serviços ou a compra de um bem. A empresa que fornece o crédito fornecerá o dinheiro e você, em contrapartida, devolverá parte dele mensalmente acrescido do custo do serviço que, nesse caso, serão os juros incidentes na operação.

As vantagens de contratar um empréstimo consciente

O uso consciente do crédito pode proporcionar uma série de benefícios para sua empresa. Contrair um empréstimo de forma planejada e cuidadosa, direcionando os recursos para as finalidades necessárias de sua empresa, só costuma trazer benefícios.

Alguns empresários acabam piorando a sua situação financeira e aumentando ainda mais a sua dívida pelo fato de não terem consciência na hora de contratar esse tipo de serviço, entretanto, quem olha para o seu negócio antes e toma as ações necessárias que já mencionamos, poderá obter vantagens que vão muito além da simples obtenção de recursos.

O dinheiro levantado pode ser usado para investir em seu negócio e fazê-lo faturar mais gerando lucro e aumentando o fluxo de caixa do empreendimento. Consequentemente, você conseguirá facilmente realizar o pagamento das parcelas do seu empréstimo.

O empréstimo, quando feito de forma consciente, também possibilita que você levante recursos para quitar outras dívidas que estejam prejudicando suas finanças e penalizado a empresa com altos juros e multas decorrentes da própria operação ou do atraso no pagamento das mensalidades.

Se a solicitação de empréstimo for efetivamente necessária e você tiver feito o planejamento correto para isso também, poderá utilizar o dinheiro para criar melhorias no ambiente de trabalho, reformar o espaço físico da sua empresa, ou, ainda, comprar máquinas e equipamentos que potencializem o trabalho de seus colaboradores e favoreçam melhores condições de desenvolvimento de suas atividades.

Seguindo as indicações deste artigo, a contratação de empréstimos para pequenas empresas passará ser um processo benéfico para o negócio, possibilitando que você utilize o recurso para potencializar a geração de resultados do empreendimento e facilidade para fazer os pagamentos mensais sem maiores complicações.

Para ter acesso a um empréstimo que ofereça esse tipo de benefício, entre em contato conosco e fale com algum de nossos atendentes. Teremos um imenso prazer em ouvir suas necessidades e oferecer a solução mais adequada para a sua realidade.

Posts relacionados

Deixe um comentário