Empréstimo empresarial: conheça seus benefícios

7 minutos para ler

Todas as organizações sabem como é essencial contar com o capital de giro. Entretanto, graças à complexidade do mercado que faz com que elas tenham gastos com pagamentos de funcionários, impostos e outros encargos, às vezes, não sobra um montante para realizar investimentos na expansão do negócio ou mesmo para quitar as dívidas. É nesse momento que o empréstimo empresarial entra em ação.

Os empréstimos para empresas são peças essenciais na sustentação e na expansão dos negócios. Mas você sabe o que é empréstimo empresarial? Quais são seus pontos positivos?

Pensando em tirar as principais dúvidas sobre esse assunto, criamos este artigo. Confira!

O que é empréstimo empresarial?

Existem linhas de crédito específicas para as empresas, que levam em conta a finalidade de uso do valor emprestado ou o segmento de atuação da companhia. A contratação do empréstimo pode ser realizada diretamente em instituições financeiras.

Normalmente, o empréstimo para empresas é voltado para custear algum investimento, como aquisição de um maquinário novo, ou para quitar dívidas, quando a organização não tem o montante necessário em caixa. Entretanto, há outras situações que permitem a contratação de empréstimos.

Quais as diferenças entre financiamento e empréstimo para pessoa física?

Financiamento e empréstimo para pessoa física são serviços diferentes e com utilidades diversas para os clientes. Inclusive, há mais diferenças entre eles. O prazo para o pagamento também pode mudar conforme o valor concedido pelo banco. Geralmente, o valor do financiamento é muito maior que o do empréstimo, interferindo nas taxas de juros cobradas.

As taxas de juros cobradas nos dois são diferentes, devido à distinção de valores, e, também, à garantia que o cliente dá ao banco, já que, geralmente, no empréstimo, não existem garantias e, no financiamento, deve ser oferecido algo como garantia. Para decidirem se concederão o dinheiro à pessoa, as instituições financeiras realizam uma análise de crédito do solicitante.

Devido ao fato de ter um valor maior, o financiamento apresenta mais burocracia, enquanto o empréstimo varia muito de acordo com o risco. É importante ressaltar que, em ambos, cada instituição financeira determina se concederá ou não o crédito conforme as suas regras internas.

Quais os tipos de empréstimo empresarial?

Financiamento

Normalmente, esse tipo de empréstimo é recomendado para quem busca investir com rapidez na infraestrutura da organização, por exemplo, com a compra de uma máquina, uma reforma no local ou a construção de um novo espaço. Porém, o financiamento não possibilita muita flexibilidade.

Na verdade, é um produto mais limitado do que o empréstimo, pois é preciso identificar imediatamente em que o montante será utilizado.

Cheque especial

O cheque especial é também um dos tipos de empréstimo empresarial existentes no mercado. Ele é um limite de crédito que fica disponível na conta corrente para ser utilizado a qualquer momento. Pode ser usado em situações de emergência, porém apresenta juros mais altos.

Crédito para capital de giro

Para manter uma organização funcionando, o empreendedor precisa de capital de giro. Esse capital é normalmente utilizado para atender às necessidades básicas da empresa. Porém, muitos empresários ainda utilizam o capital de giro com a finalidade de adquirir máquinas ou colocar em ordem o seu fluxo de caixa. O negócio deve estar formalizado e ativo, para obter esse crédito.

Antecipação de recebíveis ou desconto de duplicatas

A antecipação de recebíveis é um dos tipos de empréstimo empresarial que possibilitam ao empresário receber antecipadamente o crédito que entraria na conta somente mais tarde. Logo, ele é muito solicitado por aqueles que têm o intuito de receber, de forma antecipada, os valores que são faturados por mês nas vendas a prazo.

Essa operação é bastante simples e pode acontecer quando o cliente desejar ou automaticamente. Seu maior benefício é apresentar juros mais baixos do que outras linhas de crédito.

Crédito rural

Essa é uma opção de crédito para empreendedores de áreas específicas: de cooperativas, da agroindústria e de agricultores. Há uma parceria do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) para investir na estrutura do negócio. A empresa solicitante, porém, deve passar por um processo de análise de crédito.

Além disso, a organização deve apresentar um projeto técnico e justificar o uso do valor. Oferecem essa modalidade somente instituições financeiras que integram o Sistema Nacional do Crédito Rural.

Empréstimo com garantia

empréstimo empresarial

Esse produto é recomendado para os que querem abrir uma empresa ou investir nela, além de quem deseja comprar equipamentos, fazer uma reforma etc. Devido ao fato de haver garantia de pagamento, um dos seus benefícios é a baixa taxa de juros.

Cartão de crédito

Igualmente ao cartão da Pessoa Física, o cartão de crédito Pessoa Jurídica é muito fácil de usar e tem uma vantagem: a organização tem a gestão centralizada da despesa. Dessa forma, o empreendedor tem controle maior das finanças.

Ademais, não há cobrança de juros se o pagamento do crédito for realizado de uma só vez. Todavia, existe a possibilidade de dividir em parcelas também — havendo, nesse caso, a cobrança de juros.

Crédito para MEI (Microempreendedor Individual)

Ele é recomendado especialmente para criar renda para o negócio. É, na verdade, um incentivo para agilizar o crescimento da empresa com a realização de uma reforma, a compra de matéria-prima etc. Os seus juros costumam ser menores e não é burocrático para quem é MEI (Microempreendedor individual). De qualquer maneira, vale somente se realmente possibilitar o aumento do faturamento do negócio.

Quais os benefícios do empréstimo empresarial?

Um de seus principais benefícios para as empresas é que elas podem descontar as despesas com juros do Imposto de Renda. Dessa forma, conseguem uma parte do valor pago como retorno. Isso só não ocorre nos casos de pagamento de juros sobre o capital próprio.

Outro benefício é que o pagamento do empréstimo com um valor fixo de juros pode ser uma excelente alternativa quando o negócio está caminhando bem e tem uma ótima saúde financeira. Logo, é pago apenas o valor contratado somado aos juros.

O que é crédito saudável?

O crédito saudável é uma excelente opção de empréstimo consciente, que oferece prazos maiores para pagamento e taxas menores de juros, e é o crédito com garantia de imóvel. Por mais que essa linha de crédito seja segura, quando se trata de colocar o imóvel como garantia, muitos pensam que a instituição financeira quer tomar posse da sua casa, quando, na verdade, é totalmente o contrário.

Nessa situação, o imóvel serve somente como garantia, para diminuir os juros na tomada de empréstimo. Isso porque, para determinar a taxa de juros do crédito, os bancos levam em conta dois fatores: os custos da operação e o risco de inadimplência.

Por fim, o empréstimo empresarial é uma ótima alternativa para as empresas que anseiam crescer no mercado ou para evitar que dívidas comprometam a saúde financeira do negócio. Então, antes de solicitá-lo, é necessário analisar a situação e conhecer as alternativas que realmente poderão auxiliar nesse processo.

Você curtiu nosso post sobre empréstimo empresarial? Então, continue com a visita ao nosso blog, leia também o artigo “Precisa tirar a sua empresa do vermelho? Veja 3 dicas para uma melhor saúde financeira” e saiba mais sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário