Como é feita a análise de crédito para empresas?

6 minutos para ler

A análise de crédito para empresas é um processo diferenciado daqueles que são executados para as pessoas físicas. Nesses casos, em especial, são avaliados uma série de critérios e fatores que são determinantes para a fixação da taxa de juros e dos prazos e, até mesmo, para a aprovação ou não do crédito.

Por esse motivo, os empresários devem conhecer bem quais são esses pontos antes de solicitar um empréstimo ou financiamento para seus negócios. Isso porque, desse modo, serão aumentadas as chances de conseguir levantar os valores necessários para serem aplicados na empresa.

Neste artigo, mostraremos como funciona a análise de crédito para empresas e o que você pode fazer para aumentar suas chances de conseguir ser aprovado. Acompanhe!

Como ter boas condições de crédito em sua empresa?

Antes de entender como funcionam a análise e a aprovação de crédito para empresa, vamos entender as práticas que você deve adotar em seu negócio antes mesmo de fazer a sua solicitação de empréstimo ou financiamento. Observar esses pontos é essencial para garantir que seu crédito seja aprovado e que você possa ter uma boa utilização do dinheiro levantado.

Analise o plano de negócio

O primeiro passo é avaliar o plano de negócio. Para solicitar um crédito, é interessante demonstrar à instituição o que será feito com o valor, bem como o potencial lucrativo que o empreendimento pode ter. Isso facilitará a aprovação e ainda servirá como um guia para que você utilize o dinheiro de forma otimizada.

Avalie os fatores de restrição

Outro ponto que precisa ser verificado está relacionado aos fatores de restrição. Existem alguns pontos que podem prejudicar a sua análise e, consequentemente, contribuir para a reprovação do seu empréstimo ou financiamento. Alguns desses fatores de restrição são protestos, contas vencidas, entre outros.

Além disso, a instituição avalia a credibilidade e o seu potencial de pagamento perante o mercado. Atualmente, essas empresas têm acesso a uma série de informações sobre uma organização e que podem proporcionar diversas dicas para que a instituição ceda ou negue o seu crédito, ou, ainda, forneça um valor menor.

O que é o crédito saudável?

Outro ponto que você pode avaliar para ter seu crédito aprovado com mais facilidade é o crédito saudável (e seus princípios). Basicamente, estamos tratando de um processo que visa a avaliar se o dinheiro que está sendo levantado, efetivamente, proporcionará benefícios para o seu empreendimento e, principalmente, se o negócio tem capacidade financeira para honrar com os compromissos assumidos.

O crédito consciente evita que você contraia uma dívida difícil de ser paga e, ainda por cima, não tenha uma destinação concreta e valiosa do dinheiro que se pretende levantar. O plano de negócios é um dos passos essenciais para a aplicação desse conceito.

Como é feita a análise de crédito para empresas?

crédito para empresas

Agora que você entendeu as práticas que podem ser adotadas para aumentar as chances de aprovação do seu crédito, vamos mostrar como é feita a análise dentro dessas instituições. É interessante que você aprenda e entenda como funciona o processo, pois isso possibilitará a elaboração de toda a documentação para facilitar a análise e mostrar ao máximo a capacidade de sua empresa em honrar com os pagamentos.

A análise de crédito nas empresas é feita com base nas políticas de crédito que são determinadas por cada instituição financeira. Vamos mostrar quais são as principais. Continue lendo!

Política de crédito liberal com cobranças rigorosas

Nesse tipo de política de crédito, a aprovação de uma solicitação é simples, e muitas empresas conseguem ter acesso ao dinheiro da linha fornecida. Entretanto, as cobranças, quando necessárias, ocorrem de forma mais agressiva.

Em outras palavras, podemos definir essa política como uma que contempla um maior número de pessoas, mas que, fatalmente, torna-se mais severa quanto a problemas no pagamento. Por isso, se a empresa que você contratou utiliza essa política, é necessário ter uma atenção redobrada quanto ao pagamento das parcelas do empréstimo e evitar o seu vencimento.

Crédito rigoroso com cobrança liberal

Essa modalidade é mais rígida na análise de crédito e na posterior aprovação da proposta. O objetivo dela é proporcionar um controle maior na concessão de empréstimos e financiamento e um menor custo com cobranças, tendo em vista que a análise é mais aprofundada e quaisquer problemas que são visualizados pela empresa reprovam o crédito.

Nesses casos, em especial, o cliente terá o seu crédito liberado apenas após a comprovação efetiva de que tem plenas capacidades financeiras para arcar com todas as parcelas até o final do processo.

Políticas de crédito e cobranças rigorosas

Esse tipo de política de crédito é bastante rigoroso, tanto na aprovação quanto nos processos de cobrança, caso seja necessário. Geralmente, essa política é muito presente em empresas com grande credibilidade no mercado e que oferecem maiores vantagens na contratação de empréstimos.

Por esse motivo, elas são mais seletivas e críticas na hora de escolher os seus clientes. Consequentemente, aplicam procedimentos de cobrança mais robustos e evitam fornecer crédito a empresas que têm históricos ruins de crédito ou má credibilidade de pagamento no mercado de modo geral.

Créditos e cobranças liberais

Apesar de estarmos passando por alguns momentos de instabilidades na economia nacional, ainda existem empresas que fornecem crédito de forma mais liberal e são mais tranquilas na hora de fazer a cobrança, oferecendo acordos e diversas condições para fechar o negócio.

Geralmente, essas empresas abrem essas opções para aumentar a sua base de clientes. Por esse motivo, a política de crédito liberal nem sempre é constante em uma instituição financeira. Afinal, da mesma forma que essa política aumenta o número de contratos aprovados, ela também pode gerar uma grande inadimplência.

Crédito e cobranças moderados

Esse tipo de política é muito utilizado pelas empresas pois equilibra todas as características das anteriores. Entretanto, atende melhor às instituições que não têm um número muito grande de clientes e têm riscos de inadimplência menores.

Como você pôde perceber, a análise de crédito para empresas é um processo que também depende de ações do empresário, portanto, se você deseja saber mais sobre como funciona este processo, conheça a linha de crédito da Trust.

Para tanto, entre em contato conosco e conheça nosso produto. Temos um especialista aguardando sua ligação para ouvir suas necessidades e oferecer a melhor e mais adequada solução.

Posts relacionados

Deixe um comentário