Empréstimo para empresa: como conseguir de forma simplificada?

6 minutos para ler

Muitos brasileiros têm o sonho de abrir o próprio negócio. Porém, nem sempre é possível colocar a ideia em prática com os próprios recursos, já que abrir uma empresa no Brasil, geralmente, é uma tarefa árdua e que exige alguns gastos. Por isso, muitas vezes, um empréstimo é a solução mais viável para quem busca expandir ou começar sua empresa.

Neste post, vamos entender quais são as principais dificuldades e como conseguir empréstimo para empresa, além de saber quais os cuidados que você deve ter ao escolher seguir esse caminho. Vamos lá!

A importância do empréstimo para a sustentação e a ampliação de um negócio

As empresas, independentemente do tamanho, travam uma intensa disputa pelos consumidores e por um espaço no mercado. Hoje em dia, destacar-se e ganhar relevância não é uma tarefa fácil.

Os problemas financeiros representam alguns dos principais fatores que atrapalham algumas empresas na conquista do tão desejado sucesso. Para ter serviços de qualidade e que cativem os clientes, é fundamental o investimento em diversas áreas do seu negócio.

Porém, são poucos os empreendedores que têm capital suficiente para abrir ou ampliar a própria empresa. Por isso, os empréstimos se tornaram uma ferramenta bastante valiosa para diversas empresas terem mais chances de se tornarem relevantes e atraentes para seu público-alvo.

Um empreendedor deve enxergar o financiamento como uma forma viável de investimento, em vez de tratá-lo como um gasto. Essa mentalidade colabora para o uso dos recursos disponíveis de maneira mais objetiva e inteligente.

As dicas essenciais para conseguir um empréstimo para sua empresa

Para não ter surpresas desagradáveis em um processo tão importante quanto esse, é de extrema relevância estar sempre atento para não cometer erros que possam influenciar negativamente no financiamento. Então, fique por dentro de algumas dicas cruciais para ter sucesso no seu empréstimo.

Organize e planeje com antecedência

como conseguir emprestimo para empresa

É importante estudar e montar o planejamento do novo negócio para que o crédito seja fornecido com uma boa base. A instituição financeira precisa ter confiança no empreendedor e nos resultados que ele pretende obter no serviço.

Uma dica fundamental para conseguir o empréstimo e evitar as dívidas é realizar uma análise financeira do empreendimento. Isso consiste em verificar se uma organização tem condições de investir ou se necessita de uma postura mais conservadora para evitar a falência.

Essa é, sem dúvidas, uma etapa de extrema importância no percurso em busca do capital para abrir seu próprio negócio. Também é fundamental para que seja feita a melhor escolha da linha de crédito para o empreendimento.

Se o empreendedor avaliar de forma correta o prazo e os juros para pagar um empréstimo, ele, com certeza, estará mais bem preparado para pagar as parcelas com segurança e utilizar o crédito concedido com sabedoria.

Analise a melhor opção de acordo com a necessidade da sua empresa

É importante analisar o valor do financiamento e no que será investido o recurso captado. É necessário comprar maquinários, equipamentos ou insumos? É preciso aumentar a estrutura física da empresa? Informe-se sobre as linhas de financiamento que melhor se enquadram nas necessidades de crédito identificadas por você.

Pesquise sobre instituições financeiras

É aconselhável fazer uma pesquisa sobre as instituições que realizam o serviço de empréstimos e compreender como fazer empréstimo para abrir uma empresa da forma mais apropriada às suas necessidades.

Após isso, procure por instituições financeiras que operam com as linhas de financiamento que se encaixam na proposta da sua empresa. Essa pesquisa é fundamental, pois as condições de limites, custos e prazos, por exemplo, podem variar muito de um banco para o outro. Por isso, é crucial ser bastante cauteloso.

Faça simulações

É imprescindível simular como será a quitação das parcelas para saber se a empresa poderá se responsabilizar por elas. Esses cálculos são fundamentais para que se entenda o prazo, os juros incidentes e todas as outras condições do empréstimo, de forma que a empresa possa se organizar para quitar o débito.

Portanto, antes de fazer um empréstimo, experimente fazer uma simulação de como ficarão as parcelas de acordo com o prazo estipulado para pagá-las. Isso vai ajudá-lo a verificar se você tem condições para pagá-las em dia.

Elabore o plano de negócios

Você terá que mostrar ao banco que o seu projeto é viável do ponto de vista financeiro. O melhor modo de fazer isso é apresentando o plano de negócios. Vale lembrar que algumas organizações financeiras exigem que o estudo da viabilidade do projeto seja feito com uma ferramenta da própria organização.

Mantenha a documentação da empresa em dia

Para conseguir empréstimo para novas empresas, é preciso ter em mãos o CNPJ do seu negócio. Se você ainda não tirou, é importante ir atrás da regularização. As chances de conseguir crédito serão maiores.

Algumas instituições são bem exigentes na hora de fornecer crédito às empresas. Na parte da documentação, por exemplo, é bastante comum que sejam exigidos os históricos financeiros passados e atuais, incluindo empréstimos, débitos e extratos de conta-correntes, entre outras informações.

Além disso, também costumam solicitar o histórico de entradas e saídas, pois é por ele que avaliam se o fluxo de caixa tem limite para o crédito. Além disso, também pode ser necessário apresentar as declarações tributárias da empresa.

Realize o pedido de empréstimo

Ao escolher a empresa que fará o pedido de empréstimo, será necessário apresentar toda a documentação solicitada pela instituição, assim como um plano de negócios, como foi dito anteriormente, que comprovará a viabilidade do processo e permitirá que a entrada no pedido seja realizada.

Após isso, a instituição financeira fará uma análise sobre a solicitação e entrará em contato para informar se o empréstimo foi liberado.

No caso da Trust, você tem uma análise de crédito personalizada, com poucos cliques, sem burocracias e completamente digital. Além disso, é possível contar com taxas mais justas para investir no seu negócio, podendo pagar em até 6 vezes. Faça uma simulação e veja as condições que melhor se adaptam à sua empresa!

Viu como conseguir empréstimo para empresa pode ser simples? Se você busca uma solução financeira para seu negócio, entre em contato com a Trust.

Posts relacionados

Deixe um comentário